No período eleitoral os ânimos se exaltam, e a torcida pelo seu candidato extrapola a razão. As pesquisas começam aparecer, e as dúvidas crescem. Difícil de acreditar, mas uma bem feita, com uma amostra pequena, pode sim determinar a tendência de um todo. Em um dos conceitos mais famosos dessa ciência há a seguinte afirmação:
"Estatística é a ciência das probabilidades, o conjunto de regras matemáticas que permite fazer previsões sobre determinado universo estudado, a partir de uma amostragem significativa."
Porém, o mesmo autor no, parágrafo seguinte, exterioriza a opinião do cidadão e expõe a mesma dúvida de que o senso comum possui sobre o mesmo assunto:
"Estatística é uma espécie de álgebra burocrática, cujas fórmulas incompreensíveis são utilizadas para defender conclusões suspeitas"
Analisando essas dois conceitos percebemos que todas as dúvidas são válidas, e que o seguimento que está em desvantagem nas eleições sempre tenderá a ter uma suspeita maior.
Para piorar a situação, por diversas vezes, deparamo-nos com números equivocados pós-eleição e nenhuma medida é tomada para evitar uma procriação de resultados mal intencionados.
Um debate reaberto pelo blog em defesa da cidadania relata uma opinião minha sobre o Dataform, em que naquele momento fizemos fortes denúncias do instituto. O instituto nos respondeu formalmente afirmando que desde 2008 vem com uma nova equipe, liderada pelo sociólogo Alailson Modesto, que me deixou ciente dos erros do passado e da vontade de acertar.
Nessa eleição estamos coletando os dados e aguardando o resultado final, caso as pesquisas convençam, que venham os elogios, porem, caso os números não correspondam à realidade, cabe às autoridade tomar as providências, e a imprensa exterminar de vez com os institutos fraudulentos nas pesquisas eleitorais.
Jamyson Machado - Cientista Social
De: Itnet.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário