O pleito de 2010 sem dúvidas é marcado pelas curiosidades. O grupo político que faz situação aqui em Moita Bonita, formado pela prefeita Grazielle Costa (PDT), por seu pai, ex-secretário Bosco Costa (PDT), vereadora Lêda Costa (PDT), dentre outros apoiam 'oficialmente' a presidenciável Dilma Rousseff (PT). Vamos a uma crítica reflexão:
Desde os tempos de Marcos Costa na prefeitura moita-bonitense, os líderes dessa família eram do PSDB; Em 2002, Bosco foi o deputado federal eleito mais votado pelo estado, pelo PSDB; apoiou no 1º turno Francisco Rollemberg (à época do PTN) pra governador e a tucana Míriam Ribeiro, atual vereadora por Aracaju, para vice. O candidato a estadual apoiado pelo grupo foi Marcos Franco (à época do PMDB), os senadores foram Ivan Leite (PSDB) e Jerônimo Reis (DEM) (PSDB na época). E adivinha quem era o presidente apoiado pelo grupo? Enquanto a simples oposição apoiava Ciro Gomes (à época do PPS, atual PSB), eles pediam votos pra José Serra!
Só para lembrar: a também tucana na época Maria Mendonça, deputada estadual eleita pelo PSB, apoiada pelo grupo esse ano, foi candidata ao mesmo cargo e pedia votos pra Serra também.
Chegado o 2º turno, Chico e Míriam não obtiveram votação suficiente e a disputa ficou entre João Alves (PFL) e Zé Eduardo (PT); para não apoiar o candidato da oposição (João Alves), o grupo pedia votos agora pra o petista Zé Eduardo, pórem mantendo o apoio a Serra e não a Lula; Ciro não havia chegado no 2º turno; Ah! E quem não lembra-se da visita de Serra a nossa cidade, quando Ministro da Saúde do Governo FHC? Eu lembro, apertei até a mão dele.
Em 2004, lança-se pela primeira vez a candidatura de Grazielle a prefeitura de Moita Bonita pelo PL, com o PSDB ainda coligado, elegendo 6 vereadores pelo partido tucano.
Em 2006, com a adesão de Albano e do partido a re-eleição de João Alves, tendo como vice o tucano Fabiano Oliveira, Bosco decide abandonar o partido e apoia a candidatura de Marcelo Déda (PT).
A única integrante do grupo que não esqueceu suas raízes foi a vereadora Lêda, que pediu votos pr Albano esse ano e há quem diga que ela vote em Serra.
Agora, eles pedem votos pra Dilma e finjem desconhecer as qualidades de Serra, como se nunca tivessem cinhecido e trazido o mesmo pra nossa cidade. O PSDB atualmente é comandado aqui por uma irmã do vereador Gilvan Fonseca (PP).
É por isso e muito mais, que a gente tem que avaliar cada detalhe da política republicana dos tempos atuais. É como sempre digo: 'Cada detalhe é um novo caso'!
De: Geovane Alves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário