twitter
    Saiba tudo que está acontecendo. Siga-me!

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Nos quadros da política local...


Moita Bonita vive um momento de total especulações em relação as possíveis candidaturas que podem surgir para concorrer ao executivo e ao legislativo municipal em 2012.
Após a derrota do líder maior da situação na corrida para a Câmara Federal em 2010, Bosco Costa, e sua recente posse no DETRAN e a saída do ex-vereador Vander Costa da COHIDRO, os moradores de nossa pacata cidade já dizem quem pode ser ou não candidato próximo ano.
Quem poderá vir representando a situação?
Uma grande expectativa em relação a quem substituirá a atual prefeita Grazielle Costa gira em torno do ex-prefeito Marcos Costa, que administrou nosso município no quadriênio 2011-2004. Marcos elevou nosso esporte e nossa cultura; pavimentou ruas e podemos afirmar que sem dúvidas foi o melhor gestor que nossa cidade já teve.
Há grande indícios que o líder Bosco Costa concorra uma vaga para a prefeitura da vizinha Ribeirópolis... será?
Vander Costa acaso ficará sem cargo? Tentar uma vaga na Câmara Municipal seria viável ou ele tem preferência no grupo para disputar o executivo?
Quais os outros nomes de dentro da Família Costa que podem surgir? O da vereadora Lêda Costa, que já foi prefeita e tem uma popularidade muito boa, o do médico Vagner Costa, irmão de Vander e amigo de muitos moradores de nossa terra e ainda o nome de Humberto Costa, tio da prefeita Grazielle, não muito presente em nosso município, porém pode sair candidato em virtude da mãe da prefeita não querer perder o ''trono'' pro seu ex-marido Bosco Costa e seu grupo.
O nome da atual secretária de ação social, Fátima Costa, esposa de Marcos, também é apontado para ser candidata a vice em qualquer chapa, pois a mesma faz um excelente trabalho na pasta e é popular.
Ainda da situação, de fora da família, alguém se intitularia candidato? Um nome forte e que é comentado na cidade é do presidente da Câmara, vereador João Andrade, que tem a influência e apoio do atual vice-prefeito Paulo Barbosa; acaso Paulo desceria pra vereador ou ficaria por cima e indicaria alguém?
Na corrida pela cadeira dos nove vereadores, forças jovens se acumulam nesses quadros... Tive a informação esse semana de dois nomes que podem surgir candidato ao legislativo municipal do lado da atual situação: um, é funcionário público do município e não tem muita popularidade; o outro é um jovem bastante carismático e que todos de nossa cidade o conhece; é animado e superextrovertido e tem reais chanmces de vitória.
E na oposição ... Quem seriam os candidatos?
O nome mais cotado até o momento é o do líder maior Edmilson Sindô, que fez história em 2008, quando foi o candidato de oposição com maior votação desde a emancipação de nossa cidade; é popular e tem apoio de grandes líderes para chegar a vitória.
Outro nome que surge é do vereador Gilvan Fonseca: populares afirmam que ele propaga que é candidato e que só abre mão, se da situação vier a candidatura de Marcos Costa. Acaso ele queria propor uma aliança a Marcos?
Para disputar a chapa, em condição de candidato a vice, entram em jogo, a professora Maria José de Ariston, Iza da Farmácia, o advogado Jorge Ferraz e o irmão de Edmilson, Fabinho Sindô.
Para a Câmara, podem disputar os atuais vereadores Jorge Sindô e "Bolo", o ex-vereador Antônio Costa, Tubaína do Capunga, dentre outros.
Pela primeira vez, Moita poderá ter três candidatos concorrendo a prefeitura. Surge o nome de Gilelson Cabeileireiro, que propaga seu nome também e diz não abrir mão de uma campanha forte e leal. Seria em vão?
Um grande nome também que é disputado pelas duas principais potências políticas para uma candidaturta a vice, é o de Marcos, do Acessórios 68, que além de ter poder aquisitivo muito alto, todos o conhecem em nossa cidade.
Entra em discussão também outras questões: A quem o senador Eduardo Amorim irá dar apoio, se tanto a oposição com Edmilson Sindô, tanto a situação com Bosco Costa lhe apoiaram em 2010? A quem André Moura irá dar apoio, se saírem Edmilson e Gilvan candidatos da oposição, se os dois lhe sustentaram apoio em 2010?
Ficarão sem se posicionar ou tentarão agradar a todos?

É... se você tem algum outro nome, diga-nos através dos comentários! Será de grande valia.

Texto: Geovane Alves.
Foto: Arquivo pessoal.

2 comentários:

  1. Bem, vamos. Lá... Geovanne, não publicarei seu comentário porque não acho que precisamos "render" história, mas acho o seguinte: meu post não foi um resposta, nem nada, foi um esclarecimento, quis apenas tornar publica a verdade sobre um boato/ especulação, ou se preferir, informação que vc publicou em seu blog mas que eu tb já tinha ouvido falar. Só isso. Tenho certeza que vc não tem nada a ver com a invenção dessa história, eu só quis esclarecer mesmo. Repito: não foi uma resposta a vc, como vc entendeu.

    Não nos detenhamos nessa história mais, afinal não vale mais a pena.

    Ah.. Sim, leio seu blog, as vezes, e muitas outras coisas na net tb. De qualquer sorte, obrigada pela visita e fique a vontade, quando eu puder estarei disponível sempre para dar esclarecimentos a vc ou a qualquer cidadão moitense.

    Cordiais abraços.
    Grazielle Costa.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com vc; de fato, nao precisamos ''render'' com essa historia..
    De fato, achei que foi uma indireta p mim, pois logo apos que publiquei a materia vc respostou, esclarecendo uma parte da mesma.
    Pode ter certeza mesmo, nao fui eu o autor do boato, porem, como vc mesma falou, ele surgiu e por isso joguei na materia.
    Fico feliz em saber que olha meu blog e é de extrema sua participação e a de todos que compõe o governo; ja recebi elogios de secretários e do presidente da Câmara tambem! Isso é DEMOCRACIA!
    Logo, estarei marcando uma entrevista com a senhorita e, espero poder contar com sua colaboracao!

    Obrigado pelo esclarecimento e pelo comentario!

    Abraço, Geovane Alves.

    ResponderExcluir