twitter
    Saiba tudo que está acontecendo. Siga-me!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Dilma Rousseff em Sergipe!


A presidente da República do Brasil Dilma Vana Rousseff (PT) participou, na tarde de ontem, em Aracaju, do Fórum de Governadores do Nordeste. Ela foi recepcionada no Aeroporto Santa Maria, pelo governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT) e sua esposa, secretária de Inclusão Social do estado, Eliane Aquino, pela presidente da Assembleia Legislativa, deputada Angélica Guimarães (PSC), e outras lideranças políticas nacionais e locais.
Segundo o governador Marcelo Déda, a consolidação do Fórum dos Governadores do Nordeste é uma demonstração inequívoca da maturidade política das lideranças da região. “Unindo todos os estados do Nordeste e mais as Minas Gerais, que tem parte do seu território incluído na área da Sudene, este evento tem funcionado como fórum político onde as grandes questões do nordeste e do Brasil são debatidas de forma democrática e plural, superando bairrismos e atravessando as fronteiras partidárias, de modo a envolver todos os governadores nordestinos na tarefa de resgatar o destino histórico desta região, berço da civilização brasileira”, enfatizou.
Após a abertura solene do Fórum, a presidenta, ao lado dos ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra, do Planejamento, Míriam Belchior, das Relações Institucionais, Luís Sérgio, e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Helena Chagas, mantiveram reuniões fechadas com os governadores onde abordaram pautas temáticas específicas.
A presidenta enfatizou a importância da manutenção de investimentos como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Minha Casa, Minha Vida, os investimentos preparativos para receber a Copa do Mundo em 2014, o PAC II, especialmente na parte de social e urbana, dentre outros classificados como “estratégicos”, que não serão afetados pelo corte de R$ 50 bilhões no orçamento da União. “O crescimento do Nordeste neste último período se deu, sobretudo, porque criamos um mercado interno pujante”, apontou a presidenta.
Dilma Rousseff também apontou um horizonte que consolida a manutenção de investimentos já em andamento como grande parte das obras do PAC, o apoio aos investimentos privados na região, investimentos estruturantes como a distribuição de água, além de medidas como a restruturação do Ministério da Integração Nacional, com uma secretaria específica para a questão dos recursos hídricos, além da concentração de investimentos no semiárido. “Nós também vamos fazer com que o Banco do Nordeste funcione como o ‘braço’ de financiamento da Sudene, apoiando os arranjos produtivos locais. Vamos fazer todo o esforço para eliminar as situações de miséria, promovendo ações de inclusão e cidadania”, anunciou, ao contextualizar que o ano de 2012, segundo estimativas, é o ano que vai marcar a recuperação da economia de maneira mais acentuada.
Participaram, além de Déda, os governadores Teotônio Vilela (Alagoas), Jacques Wagner (Bahia), Cid Gomes (Ceará), Ricardo Coutinho (Paraíba), Eduardo Campos (Pernambuco), Wilson Martins (Piauí), Rosalba Ciarlini (Rio Grande do Norte), o vice-governador Washigton Luís (Maranhão), já que a governadora Roseana Sarney, passa por um tratamento pós-cirurgia e o governador convidado Antônio Anastasia (Minas Gerais).

Texto: Agencia.se.gov.br *adaptado
Foto: Agencia.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário