twitter
    Saiba tudo que está acontecendo. Siga-me!

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Moita Bonita: Vereador João Andrade é o novo presidente da Câmara Municipal!


A sessão da última quarta-feira (15), na Câmara de Vereadores aqui de Moita Bonita foi pra votação da nova mesa diretora da Casa no biiênio 2011-2012. Por 07 votos contrários e 02 nulos o atual vice-presidente, vereador João Andrade (PDT) é o novo presidente da Casa. O atual presidente Clêbe Alberto (PDT) passa a comandar a 1ª secretaria da casa. A nova mesa-diretora ficou da seguinte forma:
João Andrade (PDT): presidente
Nelson Rodrigues (PDT): vice-presidente
Clêbe Alberto (1º secretário)
Lêda Costa (2ª secretária)
O ato de votação foi prestigiado pelo vice-prefeito Paulo Barbosa (PDT), que sai fortalecido para concorrer a prefeitura em 2012, já que o presidente eleito foi seu candidato a vereador em 2004 e em 2008; bem como pelo ex-deputado Bosco Costa (PDT).

Texto: Geovane Alves.
Foto: Jaimedaperfil.com.br

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Universidade no Sertão: projeto da Senadora Maria do Carmo é aprovado!


O Projeto de Lei de autoria da Senadora Maria do Carmo Alves (DEM/SE) que autoriza a criação da Universidade Federal para o Desenvolvimento do Sertão Sergipano, na cidade de Poço de Redondo, recebeu recentemente aprovação unânime na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados e já se encontra sob apreciação da Comissão de Educação e Cultura daquela casa.
A Senadora Maria do Carmo comemora as aprovações que o Projeto de Lei obteve, até então, nas duas casas legislativas e diz que há convergência para a adoção de estímulos e investimentos que interrompam o subdesenvolvimento do Sertão Sergipano, cujos indicadores humanos, de acesso à saúde e à educação estão entre os piores do País.
"Apostamos que o processo de democratização da educação, que culmina com o ensino superior gratuito, alterará os perfis das famílias e formará novas gerações mais preparadas para superar os desafios que persistem. Por outro lado, tornará possível a fixação dos jovens formados em sua própria região, tornando-os partícipes de seu desenvolvimento", concluiu a parlamentar.

Texto: Democratasribeiropolis.com.br
Foto: Arquivo pessoal

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

DEFERIDO! Rogério Carvalho pode ser diplomado deputado federal!


Por unanimidade os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiram a candidatura do deputado federal eleito Rogério Carvalho, na noite desta terça-feira, dia 14. Os ministros acompanharam o voto do ministro-relator, Arnaldo Versianni. Rogério recorrerá, nesta quarta-feira, sua diplomação no Tribunal Regional Eleitoral.
Rogério recebeu no último dia 03 de outubro mais de 16 mil votos nas urnas, mas teve sua candidatura indeferida por uma ação movida pela Procuradoria Regional Eleitoral, e aceita pelo TSE, alegando que o mesmo não se adequava a Lei do Ficha Limpa, que impede políticos condenados de exercerem mandatos. Isso porque, Rogério havia sido condenado por ato de improbidade administrativa envolvendo o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Hospital João Alves Filho, quando o mesmo era secretário de Estado da Saúde.
No dia 09 deste mês, Rogério foi absolvido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que entendeu que o ex-gestor não tinha responsabilidade pelas contas do hospital, mas sim o seu diretor Josias Passos, que, inclusive, foi mantido condenado. A partir da decisão do TCE, os advogados de Rogério Carvalho puderam alegar ao TSE que não havia mais fatos que justificassem ser indeferida a candidatura de Rogério com base na Ficha Limpa.
Com a vitória do recurso de Rogério no TSE, o deputado eleito mais votado de Sergipe, poderá tomar posse, e Fábio Reis (PMDB), que foi o nove dos deputado mais votado, deixará a bancada dos oito federais sergipanos.

Texto: Universopolitico.com
Foto: Universopolitico.com

Emocionada, Celinha Franco deixa vida pública!


Dentro do clima de despedida que tomou conta da Assembleia Legislativa durante a sessão desta terça-feira, dia 14, a deputada estadual Celinha Franco (DEM) usou a tribuna durante o grande expediente para fazer seus agradecimentos em seu último pronunciamento como parlamentar. Após de dois mandatos, na última eleição, ela fez a opção em não se candidatar à reeleição, para se dedicar à família, em especial ao cuidado dos seus pais.
Celinha Franco agradeceu a Deus por ter estado sempre ao seu lado, principalmente durante sua vida pública. Bastante emocionada, ela agradeceu também aos seus familiares, ao tempo em que pediu desculpa a eles pela ausência constante. Em seu discurso, a deputada agradeceu também o apoio dos colegas parlamentares, da sua equipe e dos funcionários da Casa. A deputada fez um agradecimento especial a Edenia Chagas Brasil, segundo ela uma pessoa sempre solícita. "Que Deus a tenha na sua glória. Agradeço também a todas as pessoas que acreditaram e confiaram o seu voto a mim. Ao povo bom e trabalhador de Areia Branca, Aracaju, Socorro, Riachão do Dantas, Capela e todos os outros municípios em que fui votada", disse.
A deputada Celinha Franco destacou que sempre procurou dar o seu melhor durante seus mandatos. "Procurei estar sempre disponível para ouvir os que me procurassem, tentando atendê-los no que era possível", afirmou. Ela lembrou que começou a despertar para a vida pública no município de Areia Branca. "Atuei nos bastidores, conhecendo de perto as carências daquele povo. Mas foi em Socorro que comecei efetivamente minha vida pública, a convite de meu irmão Zé Franco, como secretária do município", lembrou, acrescendo que a partir de então pode iniciar sua trajetória que culminou com sua eleição e reeleição para a Assembleia.
Celinha Franco lembrou algumas ações do governo estadual que contribuíram para o desenvolvimento do município de Socorro e algumas indicações de sua autoria que também tiveram grande importância, como a da passarela do povoado Tabocas, para melhorar o fluxo de trânsito naquela região. A deputada agradeceu a todas as lideranças que a apoiaram e acompanharam na sua caminhada.
Ela agradeceu ainda o carinho de todos os colegas da situação e oposição e disse que leva boas amizades. "A todos meu eterno carinho, mas, enfim, é chegado o fim de minha vida pública. Sempre tive um carinho muito especial pelos idosos, jamais esquecerei os momentos vividos juntos e o carinho e a alegria que sempre me transmitiram, mas chegou a hora de tomar conta dos meus idosos pais nesta opção de amor", declarou Celinha.
Saudações
Todos os deputados presentes à sessão fizeram questão de apartear o pronunciamento de despedida da colega. O deputado Antônio Santos (PSC) disse que sabe que a democrata deixa esta Casa por uma decisão pessoal, para cuidar mais de perto e seus pais. "É um gesto de uma grandeza tão grande e sabemos que seu coração está voltado para cuidar deles. Foi uma decisão pessoal louvável. Que Deus lhe recompense por isso", declarou.
Segundo o deputado Garibalde Mendonça (PMDB), Celinha Franco vai fazer uma falta grande na Casa. Ele disse que nesses quatro anos os laços de amizade entre os dois foram estreitados. "Temos que acatar a posição de Vossa Excelência. Mas tenha certeza que você vai continuar aqui conosco. Desejo muita paz e saúde. Que Deus lhe proteja e a sua família", disse.
O vice-líder da oposição, deputado Augusto Bezerra (DEM), fez questão de enaltecer o mandato e a pessoa que é a deputada Celinha Franco. "Estamos com o coração apertado com a sua saída, embora seu irmão venha lhe substituir. Mas Vossa Excelência é insubstituível. No entanto, tenha certeza que a nossa amizade vai permanecer. Mas a senhora fez a opção correta em cuidar de seus pais. Com certeza Deus irá lhe recompensar, com já tem feito", completou.
O colega Mardoqueu Bodano (PRB) desejou que a mesma medida do amor que ela sente e sempre declarou por seus pais Deus possa lhe cobrir cada dia mais. "Que Vossa Excelência possa cuidar deles, mas nesta Casa a senhora é insubstituível, como exemplo de pessoa que pensa no próximo", disse. O deputado Paulinho da Varzinhas (PTdoB) também afirmou que a deputada fez a escolha certa e que seus pais estarão mais felizes, pois ela vai estar dando ainda mais atenção a eles.
A deputada Ana Lúcia (PT) disse que ambas se conheciam há muito tempo, mas foi na Assembleia que se aproximaram mais. "A senhora contribuiu bastante para estar mediando nos momentos mais tensos dessa Casa. Cumpriu seu papel, mas na sua caminhada familiar e religiosa continuará contribuindo com a sociedade sergipana", ressaltou.
O deputado Armando Batalha (PSB), que também deixa o Parlamento, destacou a presença importante da colega em estar sempre apoiando os demais deputados. "Todos irão sentir a sua falta, mas deveremos nos encontrar. Tenha a certeza que foi uma deputada muito especial para a Assembleia. Que Deus possa abençoar sua vida". O líder da bancada do governo, Francisco Gualberto (PT), disse que na convivência com a deputada Celinha percebeu o grau de compromisso dela com seu partido e essa é uma das suas virtudes. "Felicidades na sua nova trajetória e aos seus familiares".
Nicodemos Falcão (DEM) disse que ela está saindo da Assembleia para cumprir a mais importante das missões, que é cuidar dos pais. "Que Deus lhe abençoe e a senhora seja feliz, pois os que cumprem os mandamentos do Senhor continuarão sendo felizes", afirmou. A deputada Goretti Reis (DEM) declarou que para ele foi um convívio muito bom o tempo que passou na companhia da deputada Celinha Franco na Assembleia. "Foi uma honra ter tido este convívio e ter sido sua amiga. Foi um período que valeu muito, foi muito proveitoso. Tenho certeza que a senhora continuará desenvolvendo seu trabalho social, principalmente no município de Socorro", disse.
O deputado Antonio Passos (DEM) lembrou que conheceu a deputada Celinha Franco quando ela tomou posse e tiveram durante esse tempo de oito anos uma convivência harmoniosa. "A deputada vai deixar saudades a todos os que tiveram a satisfação de conviver com a senhora. Desejo sucesso em sua vida". Arnaldo Bispo acrescentou que nos dois últimos mandatos foi consolidada uma amizade com a deputada Celinha Franco. Ele destacou a opção feita pela deputada. "Que Deus sempre lhe ilumine para continuar essa pessoa como é. Pois sempre nos espelhamos nessa pessoa ética que a senhora é", afirmou.
O líder da bancada de oposição, deputado Venâncio Fonseca (PP), finalizou os apartes à sua liderada. Ele disse que ela fará muita falta, pela pessoa que é, querida e uma grande companheira. "Aqui a senhora esteve conosco em todos os momentos e nunca falhou. Foi sempre solidária, amiga, fiel, conselheira e pode ter certeza que vai deixar uma saudade muito grande. O parlamento vai perder, mas com certeza sua família vai ganhar. Que Deus lhe conceda muita paz e saúde", declarou.
A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Angélica Guimarães (PSC), também falou sobre a saída de Celinha Franco. Ela disse que todos vão sentir a sua falta, mas que ela continuaria no coração de todos. "Todos os colegas têm um carinho especial por Vossa Excelência, pela amiga, pela mãe, companheira que a senhora é. Enfim, todo sergipano tem um respeito muito grande por Vossa Excelência", garantiu.
Ao final de seu pronunciamento, a deputada Celinha Franco agradeceu a cada um dos deputados em particular pelas palavras de carinho que recebeu deles. "Muito obrigada de coração. Essas amizades continuarão e permanecerão em nossa vida", finalizou.

Texto: Al.se.gov.br
Foto: Al.se.gov.br

Despedida: Deputado Antônio Passos sai da Assembleia com sentimento do dever cumprido!


Um discurso emocionado, mas enfático. Assim foi o pronunciamento do deputado estadual Antonio Passos (DEM), que subiu à tribuna da Assembleia Legislativa na tarde de ontem, 13, para se despedir dos trabalhos da Casa, dos sergipanos e dos servidores, já que não se reelegeu no último pleito eleitoral. O deputado estadual aproveitou para fazer uma retrospectiva de seus 16 anos no legislativo e disse que desde 1951 Ribeirópolis sempre teve a participação de um representante do município.
“Hoje concluo mais esta etapa. Espero voltar às atividades e ao convívio das pessoas da nossa região e quero dizer ao povo que cumpri nossa missão. Como deputado estadual, eu apresentei alguns projetos de lei com objetivo de beneficiar os sergipanos. Tive o prazer de conviver com políticos de outras gerações. Durante estes 16 anos, aprendi a importância do Poder Legislativo no contexto dos poderes do Estado”, analisou Passos, reforçando que muitas pessoas desconhecem o trabalho dos parlamentares. “Mas nós somos os porta-vozes daqueles que estão em todos os municípios de Sergipe, independente da distância.
Antonio Passos disse que chegou à Assembleia Legislativa em 1995 e foi eleito como segundo secretário da Mesa Diretora ao lado do deputado Venâncio Fonseca que foi eleito presidente. Com mais experiência, presidiu comissões temáticas, elaborou pareceres, aprovou projetos e participou ativamente do Plenário. Voltando ao tempo, o parlamentar disse que começou sua carreira política aos 24 anos, ao ser escolhido para disputar a prefeitura de Ribeirópolis. Foi eleito prefeito e sua primeira ação como administrador do município foi autorizar a realização de obras de benfeitoria, pois a prefeitura foi entregue sem dívidas e com dinheiro em caixa. Em sua gestão, reformou a Praça da Bandeira e construiu a Escola Josué Passos e inaugurou outras quatro instituições de ensino.
Apesar de não ter sido reeleito, Antonio Passos garantiu que não vai se desvincular da política, mesmo sem exercer nenhum mandato. “Não estamos encerrando a vida política, mas sim dando uma pausa à nossa atividade. Vamos analisar as circunstâncias futuras. Um político nunca pode dizer que está desistindo da política. Mesmo que eu não venha a exercer mais nenhum mandato até minha morte, terei o prazer de estar ao lado dos meus amigos e do povo da minha terra”, emocionou-se.
Apartes
A presidente da Assembleia Legislativa, Angélica Guimarães (PSC) destacou que sempre teve uma convivência muito boa com Antonio Passos e que o deputado estadual buscou exercer seu papel no Legislativo com responsabilidade e seriedade. “Neste momento estamos perdendo um grande parlamentar como cidadão, como homem e como deputado estadual. O povo de Sergipe vai sentir muita saudade de Vossa Excelência. O senhor foi um grande administrador desta Casa e criou órgãos importantes, como a Escola do Legislativo e a TV Alese. Estaremos aguardando sua volta, porque o senhor ainda tem muito a dar ao estado e esta Casa vai continuar sendo sua”, apoiou a presidente.
Os deputados estaduais Antônio do Santos (PSC), Celinha Franco (DEM), Ana Lúcia (PT), Nicodemos Falcão (DEM) e Arnaldo Bispo (DEM) fizeram apartes ao pronunciamento de Antonio Passos para dar apoio ao colega e lembrar os serviços prestados não só para Ribeirópolis, mas como todo o Estado. Os deputados afirmaram que sempre encontraram Antonio Passos uma pessoa capaz para dar conselho e tranquilo para compartilhar seu conhecimento sobre o trabalho no Legislativo sergipano. “Sempre contei com sua reeleição e tive esta surpresa desagradável nesta eleição ao ver que Vossa Excelência não estará aqui na próxima legislatura. A Assembleia Legislativa perde muito com sua saída, mas tenho certeza de que vai continuar trabalhando para o povo de Sergipe e deixa um grande legado para o povo sergipano”, disse Antônio dos Santos.
Augusto Bezerra lamentou a legislação eleitoral beneficiar a coligação partidária e não a escolha dos eleitores, já que Antonio Passos obteve uma soma de votos que o classificaria entre os 24 deputados mais bem votados na última eleição, mas dará lugar a candidatos com menor quantidade de votos. “A gente sabe as regras do jogo. Enquanto a legislação não mudar, injustiças como essa vão continuar”, criticou Augusto Bezerra, que elogiou a criação da TV Alese, mas lamentou que o canal não seja operado em tv aberta. Antonio Passos explicou que este foi seu desejo assim que criou a TV Alese, mas a legislação só permite que seja apresentada em canais de TV a cabo ou via satélite. “Mas não consegui por força da legislação que trata dessa matéria”, justificou.
O deputado estadual Nicodemos Falcão disse que Antonio Passos foi vítima de um processo eleitoral perverso. “Se existe uma classe que não se vota em partido é a de deputado estadual e vereador, pois o povo vota no candidato e não na coligação. Vossa Excelência vai continuar como político e atuando no campo onde estiver, mas sempre em favor da população”, analisou Nicodemos Falcão, que recebeu apoio de Arnaldo Bispo, que disse que o sistema eleitoral é cruel e injusto.
“Vossa Excelência substituiu seu pai, Francisco Passos, com muita competência e lealdade ao seu povo. Fez uma excelente administração, que ficará registrada sua história, através da criação da TV Alese, que deu oportunidade àqueles que têm acesso assistir o trabalho da Casa e de seus representantes no Legislativo. O senhor vai ficar lembrado como um deputado atuante. O município de Ribeirópolis perde seu representante, mas o Estado perde um exímio parlamentar, que sempre foi responsável, dedicado e que sem dúvida deixará um prejuízo muito grande com sua ausência. Foi vitima de um sistema injusto e cruel, do qual eu também já fui vítima, mas Deus sabe o que faz. Mesmo sem o mandato parlamentar, eu acho difícil deixar a política, porque o sangue político corre em suas veias. O Estado precisa de seu retorno e continue seu trabalho, que essa Casa vai te esperar de braços abertos”, homenageou o líder da oposição na Assembleia Legislativa, Venâncio Fonseca (PP).
Para finalizar seu pronunciamento de despedida, Antonio Passos agradeceu aos servidores da Assembleia Legislativa e ao coral da Casa, que sempre deixou a data natalina ainda mais alegre. “Nosso obrigado aos servidores, pois sem vocês a Casa não funciona. A Assembleia Legislativa não funciona só por causa dos 24 deputados, mas também dos chefes de gabinete aplicados, dos jurídicos, do pessoal de apoio, todos são importantes na vida do Parlamento. Eu me despeço agradecendo ao povo”, concluiu Antonio Passos, ressaltando que na primeira eleição em que disputou a vaga para o Legislativo não obteve nenhum voto em Santana do São Francisco. Na eleição seguinte, foi até o município e uma senhora garantiu que votaria nele e, assim que os votos foram apurados, ele constatou que tinha conquistado o voto da eleitora. “A partir daí, sempre fui lembrado em todos os 75 municípios que formam o nosso Estado”, brincou. O deputado estadual disse que no dia 18 de dezembro Ribeirópolis vai completar 77 anos e espera uma grande festa para comemorar a data.

Texto: Al.se.gov.br
Foto: Divulgação.

Lúcia Falcón é indicada para ser Ministra do Desenvolvimento Agrário do governo Dilma Rousseff!


Convidada pela presidente eleita, Dilma Rousseff, a atual secretária de Planejamento de Sergipe, Maria Lúcia de Oliveira Falcón, deve ocupar o Ministério de Desenvolvimento Agrário a partir de janeiro.
Falcón tem o apoio dos governadores de Sergipe, Marcelo Deda (PT), e da Bahia, Jaques Wagner (PT).
O principal concorrente de Falcón era o senador eleito e ex-governador do Piauí, Wellington Dias (PT). Na última semana, entretanto, Dilma fez o convite a Maria Lúcia.
A mudança de mãos do ministério desagradou a DS, corrente do PT que historicamente comanda a pasta nos governos Lula.

Texto: Nenoticias.com.br
Foto: Google.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Prefeitura promove 'Natal Solidário' em Moita Bonita!

Na noite de ontem (11), os moita-bonitenses participaram de um evento natalino organizado pelo poder público de nossa cidade. Por volta das 18:00, a secretária de cultura e comunicação Rebecca Melo, pediu que os presentes tivessem calma, pois o evento iria se iniciar quando a prefeita chegasse. Por volta das 18:30, a secretária pede que a equipe contratada pela prefeitura inicie o cinema intinerante na Praça Santa Teresinha, enquanto a prefeita não chegava; Depois do filme, a prefeita Grazielle Costa faz a abertura oficial da festa, deseja a todos um Feliz Natal e ótimo 2011 e pede que os músicos da Banda Fanfarra inicie sua apresentação; 10 minutos de apresentação da fanfarra, agora era a vez da Orquestra Jovem Santa Teresinha, que tinha em seu repertório um Concerto Natalino de seis músicas, mais a canção Epitáfio! Depois da orquestra, a prefeita convida os presentes a se formarem em filas para a distribuição das senhas para a entrega dos 700 presentes às crianças. Enquanto as crianças pegavam seus brinquedos, o Grupo de Violão do Projeto Arte e Saber abrilhantava a noite; Por fim, a prefeita agradeceu aos colaboradores: a secretaria de cultura e comunicação e sua secretária Rebecca Melo, a secretaria de educação e sua secretária Regivalda Vasconcelos, a secretaria de ação social e sua secretária Fátima Costa e ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, que financiou os brinquedos para as crianças; voltou a desejar um bom 2011 e encerrou a festa!

Por: Geovane Alves.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Governo do Estado realiza 2ª Festa da Batata Doce de Moita Bonita!


O Governo do Estado, a Secretaria de Agricultura e a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) estarão promovendo a 2ª Festa da Batata Doce de Moita Bonita. Várias ações estão acontecendo em prol do evento visando à integração dos agricultores, técnicos, órgãos públicos e empresários que finaliza com a festa no domingo dia 05, na Praça Ernesto Geisel, centro da cidade. O projeto da festa tem como objetivo principal homenagear aos agricultores pela boa colheita do ano, incentivar o fortalecimento do plantio da batata, fornecendo novas técnicas, manejo e o combate as pragas e doenças. Mantendo anualmente uma boa produção, Moita Bonita vem se destacando na comercialização, quando reúne produtores de vários povoados e cidades circunvizinhas, exportando para outros estados.
Sexta-feira, dia 03
A programação da sexta-feira inicia na Associação Comunitária de Moita Bonita com a apresentação de grupo de pífano e de balé infantil, formados por alunos das escolas municipais. Em seguida haverá a palestra com o tema “Mercados Institucionais”, com Dra. Rose Pondé, superintendente da Conab/BA/SE e do representante do Departamento de Alimentação Escolar enviado pelo Ministério. Após o debate entre os interessados haverá o ato de formalização de PAA - Doação Simultânea entre Conab e Cooperafes.
Às 14 horas serão realizadas as palestras ministradas por técnicos da Emdagro sobre “A Importância da Análise de Solo”, visando à orientação para os agricultores de como reduzir os custos da produção, aumentar a produtividade e conservar o solo e a outra sobre “Produção Agroecológica Integrada e Sustentável”, demonstrando os benefícios da produção voltada aos alimentos orgânicos e conservação do meio ambiente.
Sábado- dia 04
No sábado, dia 4 na sede da Cooperafes, na Praça do Mercado de Moita Bonita, às 8 horas haverá a palestra sobre o “Uso Consciente dos Defensivos e Produtos Químicos”. Ás 9:30 visita de campo à Unidade de Produção Agrícola assistida pela empresa Império Agrícola, no povoado Piabas; às 14 horas: Gincana com os agricultores na Associação Comunitária de Moita Bonita; às 18 horas: o final da Copa da Batata Doce no Ginásio de Esportes. Para encerrar será realizado na Associação Comunitária de Moita Bonita um forró com o Trio Pé de Serra e o Grupo Unificando a Canção.
Domingo- dia 05
A partir das 9 horas: Abertura oficial com a apresentação da Orquestra Sinfônica Santa Terezinha, dos Grupos Juventude Unida na Fé e de Reisado de Serrinha, palestra, Concurso da Rainha da Batata Doce, sorteio de brindes e shows artísticos-musicais com Léo e Thiago, Casca de Pau e Painel Eletrônico.

Texto: Cohidro.se.gov.br
Foto: Shirley Rocha.