twitter
    Saiba tudo que está acontecendo. Siga-me!

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Morre Pedro Crescenço!

Faleceu na madrugada de ontem, o senhor Pedro Francisco da Costa, popularmente conhecido por Pedro Crescenço. Seu Pedro, com seu jeito simples de viver e uma vida voltada para Deus, fez de sua casa uma igreja doméstica e deixou frutos aqui na terra. Um dos primeiros moradores de nossa cidade, fundou-a e ajudou na luta pela emancipação da cidade de Itabaiana. Deixa esposa, diversos filhos e netos. Prestamos nossa solidariedade aos familiares.
Foi sepultado às 17h da tarde de ontem. Prestigiaram o ato fúnebre o presidente do DETRAN Bosco Costa, a prefeita de Ribeirópolis Uita Barreto, a deputada estadual Maria Mendonça e seu irmão, o ex-deputado Zé Teles.

Por: Geovane Alves

Oposição de Moita Bonita recebe líderes do PSC/SE!


Estavam previstos para a manhã de ontem, 29, dois atos políticos da coligação Unidos Para Mudar, que tem na majoritária Edmilson Sindô e a professora Maria José; um corpo-a-corpo na feira livre e a inauguração do comitê central, movimentos estes cancelados em virtude do falecimento de um dos fundadores de nosso município.


Em uma atitude de agradecimento, o grupo ofereceu um café da manhã a grandes nomes do PSC em Sergipe, que como haviam sido convidados para participar dos atos, compareceram, sendo eles: o senador Eduardo Amorim, a presidente da Assembleia Legislativa, deputada estadual Angélica Guimarães e o deputado federal André Moura, que reafirmaram o compromisso com o bloco para este pleito eleitoral.


Prestigiaram a visita ainda, os candidatos a vereador da chapa, o ex-deputado Antonio Passos (DEM), a ex-prefeita de Ribeirópolis Regina Passos (PTB) e vereadores daquele município.
Os populares vibraram recepcionando os líderes se dizendo confiantes na perspectiva de renovação na Prefeitura Municipal.
As datas dos atos ficaram para ser remarcadas e, divulgadas em breve.


Texto: Geovane Alves
Fotos: Geovane Alves / PH Bala

quarta-feira, 25 de julho de 2012

"Dalila" é preso por estuprar menor e tentar matar o pai em Moita Bonita!


Na tarde desta terça-feira, 24, foi preso, em Moita Bonita, José Wagner Francisco de Jesus, conhecido por Dalila, 19 anos. Ele é acusado de estuprar o próprio sobrinho, uma criança de apenas 9 anos, no dia 6 de julho passado, no Povoado Piabas, naquele município.
"Após esse fato, representamos pela prisão preventiva, que foi acatada pelo juiz da Comarca. Desde então, diligenciávamos para capturar o criminoso, que estava foragido", detalha o delegado de Moita Bonita, Isaque Heverton Dias Cangussú. "Hoje, soubemos, por familiares do acusado, que ele estaria na casa do pai, no Povoado Pedra Nova, em Nossa Senhora Aparecida, onde, na noite de ontem, teria roubado R$ 50 do genitor, após lhe agredir com uma foice", acrescenta o chefe de polícia de Moita Bonita. O idoso foi socorrido e encaminhado ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).
Como o efetivo da Polícia Civil em Moita Bonita se limita a um agente de polícia, foi solicitado o apoio da Companhia de Polícia Militar do município de Ribeirópolis, comandada pelo tenente Moacir, que designou uma guarnição para acompanhar o cumprimento da ordem. O acusado foi preso, está à disposição da Justiça e responderá por estupro de vulnerável e, também, por tentativa de latrocínio.
Isaque Heverton conclama a comunidade a denunciar, na delegacia local, outros fatos da mesma natureza praticados pelo preso contra outras vítimas, em Moita Bonita, ou mesmo na região. "Isso porque, como sabemos da fama de violento do preso, é possível que ele já tenha cometido atos semelhantes que não foram denunciados pelas vítimas ou familiares por medo de uma retaliação", esclarece o delegado.

Por Alessandra Cavalcante, do Portal Universopolitico.com

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Em Sergipe, presidente do TSE diz que Lei Ficha Limpa deve ser aplicada com rigor para as Eleições 2012!


Em visita oficial ao Tribunal Regional Eleitoral do Sergipe (TRE/SE), na manhã desta terça-feira (17), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, reuniu-se com a presidente do TRE-SE, desembargadora Aparecida Gama, juízes, promotores, chefes de cartórios das zonas eleitorais e servidores do tribunal para tratar de temas relativos às eleições municipais de 2012. O encontro ocorreu no auditório Desembargador Fernando Ribeiro Franco.
Antes da fala da ministra, a presidente do TRE-SE comentou sobre a importância da visita. “É com imensa satisfação que temos a presença da ministra Cármen Lúcia, a primeira mulher a ocupar a presidência do Tribunal Superior Eleitoral, que está visitando todos os tribunais regionais eleitorais do país, dando sua mensagem e mostrando a força e poder da mulher brasileira como administradora.”
Em tom de conversa, Cármen Lúcia abordou diversos assuntos, como a aplicação da Lei da Ficha Limpa, a segurança dos juízes durante o processo eleitoral, o uso das novas mídias, as reivindicações dos servidores, entre outros. “Sinto-me muito honrada de estar hoje nesta casa. Minha vinda deve-se basicamente da vontade de estar com juízes e servidores da Justiça Eleitoral para ouvir as demandas, necessidades, sugestões, propostas e informar que estamos todos juntos. Quantas vezes forem necessárias estarei aqui de volta para atuar junto com os senhores”, declarou.

Ficha Limpa

Sobre a Lei Complementar 135/2010, a “Lei da Ficha Limpa”, declarada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em fevereiro deste ano, a ministra afirmou que ela será totalmente aplicada. “Esta é a primeira eleição em que prevalecerá a Lei da Ficha Limpa. Ela atende aos reclamos da sociedade, que ainda convive com a corrupção, algo absolutamente intolerável e inaceitável. Nós somos os juízes e devemos garantir que a lei seja aplicada com toda serenidade, imparcialidade e rigor.”
De acordo com a presidente do TSE, a aplicação da lei passa por algumas dificuldades. Por exemplo, o juiz não conta com uma jurisprudência consolidada, fato normal, pois a legislação é nova. “Isso, contudo, não significa nenhum tipo de inaplicação, bem ao contrário, significa que vamos aplicá-la. Estaremos unidos exatamente para possibilitar que o juiz não tenha dificuldade no enfrentamento das indagações de novas questões que vierem a ser postas aos seus cuidados.”
A ministra informou que até o final do mês o TSE vai expor em seu novo site um espaço de questionamentos e respostas sobre a Lei da Ficha Limpa, para que ali os juízes possam fazer uso como fonte de consulta.

Segurança

Cármen Lúcia garantiu a segurança física e intelectual dos juízes e servidores na hora de desempenhar suas funções. “Essa é uma eleição, normalmente, muito apaixonada para quem é candidato e eleitor. Em cidade pequena é assim. Isso é a emoção que, no entanto, faz com que o juiz e servidor tenham muito mais cuidado. Porque esse acirramento de emoção acaba, às vezes, em frente ao Fórum.”
O TSE está fazendo o levantamento dos locais onde há necessidade de reforço da segurança e manutenção da ordem pública durante as Eleições 2012. “Eu não espero que na minha gestão alguém tenha desconforto, insegurança, devido ao acirramento político. Estamos levantando todas as localidades onde tenham algum histórico de problema ou que o juiz de alguma forma sinta a necessidade de apoio extra”, informou.

Novas Mídias

“Os juízes terão dificuldade, pois, nesta eleição teremos que conviver com as chamadas redes sociais, novas mídias, como Twitter, espaços que não havia antes. Mas que são espaços de liberdade de expressão e, por outro lado, locais onde se podem implantar indignidades contra certas pessoas. O juiz vai ter que lidar com essa nova realidade”, ponderou a presidente do TSE.
De acordo com ela, o TSE tem feito o necessário para que as decisões sejam dotadas de serenidade para garantir a liberdade de expressão, sem fazer com que alguém pague de forma diferenciada pela liberdade de expressão do outro.

Reivindicações

A ministra Cármen Lúcia está ciente da carência dos servidores por aumento salarial. Lembrou que, um dia após a sua posse na presidência do TSE, ela se reuniu com servidores a fim de tomar conhecimento das reivindicações deles. Em conversa com representantes do sindicato do Judiciário de Sergipe, a ministra afirmou que está em permanente contato com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Carlos Ayres Britto. “Estamos lutando para sermos vitoriosos. Sei bem das necessidades dos servidores. É uma luta legitima.”

Assessoria de Comunicação Social do TRE-SE

domingo, 8 de julho de 2012

Para refletir...


Moita Bonita emancipou-se politicamente da cidade de Itabaiana, em 12 de Março de 1963. Vejamos então um breve resumo de nossa política desde que nos tornamos município independente.

Em Outubro de 1963, o deputado Pedro Paes Mendonça (autor do projeto de lei que nos emancipava de Itabaiana) lançou sua candidatura a prefeito. Tinha como adversário Josias Costa – importante líder da região - que tinha o apoio de Euclides Paes Mendonça – irmão e rival de Pedro.
Então Pedro derrota Josias Costa e torna-se o primeiro prefeito de Moita Bonita e assim governa de Novembro de 1963 à Maio de 1964, quando retorna ao Legislativo Estadual, usando seu direito de opção.
Assume em seu lugar o Presidente da Câmara Municipal , vereador José Costa (seu Juca) – irmão e adversário de Josias Costa - que governa de 1964 a 1966, quando renuncia para concorrer as Eleições de 1967, sabendo que enfrentaria um candidato apoiado por Josias.
Assume o vereador João Ferreira Lima (seu Ariston), que foi interventor no período de Janeiro e Fevereiro de 1967.
As eleições chegam e José Costa sai derrotado para José Barbosa de Oliveira, que com a base de apoio de Josias, realiza sua gestão de 1967 a 1968, quando renuncia.
Assume João Neres de Andrade que fica entre 1968 e 1970.
Josias Costa então sai vencedor na próxima eleição e governa de 1971 a 1972.
Seguindo com os pleitos, dessa vez o vitorioso é José Barreto de Souza (seu Zezé), integrando o grupo de Josias Costa, administra de 1973 a 1976.
Josias vence mais uma vez e passa agora a comandar Moita Bonita de 1977 a 1982.
Na outra disputa quem sai vitorioso é Manoel Batista Santos (Manoel Sindô), aliado de Josias na época, administra de 1983 a 1988.
João Bosco da Costa, filho de Josias administrou Moita Bonita de 1989 a 1992, conseguindo sua vitória, logo após a administração de Manoel Sindô.
Quem volta à prefeitura agora é José Barreto de Souza (seu Zezé), que apoiado pela Família Costa, governa Moita Bonita de 1993 a 1996.
Em 01 de Junho de 1995, aos 76 anos, morre Josias Costa, principal líder político de Moita Bonita.
Então, Bosco, seu filho, torna-se o maior líder político do município, quando em 1996 apoiou sua irmã Lêda Maria Costa Barreto, que seguiu os passos de seu pai e seu irmão e após várias legislaturas como vereadora, vence e governa de 1997 a 2000.
Em meados de 2000, Lêda renuncia e assume seu irmão, o vice-prefeito Marcos Antônio Costa, que vence as eleições do mesmo ano e ao lado de José Barreto de Souza (seu Zezé) vence o advogado Jorge Ferraz e Jailton do Capunga e continua governando até 2004.
Em 2004, a Família Sindô rompe politicamente com a Família Costa, devido a um acordo não cumprido entre ambas, sobre a cabeça de chapa do grupo nas Eleições daquele ano. Bosco lança a candidatura de sua filha Glória Grazielle da Costa, que nunca tinha assumido nenhum cargo público e entrava na política naquele ano; derrota então Fabinho Sindô e Jorge Ferraz, comandando o executivo de 2004 a 2008.
Derrotando em 2008 os irmãos Edmilson Sindô e Fabinho Sindô, Grazielle está exercendo seu segundo mandato, de uma forma desastrosa, jovem sem perfil político, que recentemente publicou em seu blog pessoal que "me despedirei no final desse ano da política, gostando muito menos dela, do que há oito anos". Seu vice-prefeito é Paulo Barbosa de Mendonça (Paulo do Oiteiro).

Este ano, Moita Bonita se apresenta com três candidatos: a situação com Marcos Costa, ex-prefeito, que teve sua gestão voltada para a realização de festas e a manutenção de um time de futsal. Após sua administração de 2000 à 2004, apagou-se da política local e nestes oito anos de governo Grazielle e Paulo, não foi destacada nenhuma benfeitoria sua em relação à cidade. Ah, ele não estava no poder! Mais adiante irei explicar que é possível trabalhar sem a prefeitura. Seu vice é o ex-vereador Antônio Costa (Tonho de Pedro), que atuou no parlamento por quatro legislaturas, na oposição.
A oposição com Edmilson Sindô, líder político de atuação, que através de uma Associação de Moradores Carentes, desde que rompeu com os Costa, adquire junto com a presidência do órgão emendas de beneficiamento à população, como entrega de alimentos e medicamentos e marcação de consultas e exames, mensalmente, bem como a aquisição de um trator e um carro-pipa, que atende a agricultores da zona rural. Trabalho este graças a parceria com os deputados André Moura e Angélica Guimarães, o senador Eduardo Amorim e Antônio Passos, quando parlamentar. Sua vice é a professora Maria José de Ariston, figura de destaque na educação de nossa cidade e com uma ligação muito forte no quadro religioso-católico de Moita Bonita.
Uma 3ª via surge; o cabeleireiro Gilelson, ao lado do jovem Gilmar, ambos iniciam sua trajetória política esse ano; não podemos destacar nenhum serviço prestado a população.

Comparemos o histórico dos candidatos. Vejamos que há exatos 45 anos, convivemos com uma família que administra nosso município e que se apoderou da "casa do povo" como se fosse deles. Não é questão de paixão política, é questão real a ser vivenciada. Só poderemos ver nossa cidade no rumo certo se compararmos um e outro. Não é aceitar e se acomodar com quem está. É necessário transformação, educação de qualidade, emprego para a juventude, que anseia por oportunidades, realização de obras que deem assistência aos diversos povoados que se encontram abandonados, revitalizar a saúde pública, reorganizar o calendário de eventos, resgatando a cultura, fortalecer o parceria com o Estado para melhoria da segurança,enfim... Basta pararmos para pensar e analisar e veremos que nada está como devia! Vamos acordar Moita Bonita, precisamos de mudança e esta mudança só depende de você, cidadão de bem, que pode contribuir para a melhoria de nossa cidade. Não paremos mais no tempo; ACORDEMOS! Transformando, comparando e vivenciando um novo traço político em MOITA BONITA!

Por: Geovane Alves

domingo, 1 de julho de 2012

Em Moita Bonita, oposição e situação realizam convenções; haverá um 3º candidato!

Ontem foi dia de festa para os grupos políticos de Moita Bonita, onde, em suas convenções, foram homologadas as chapas majoritárias e proporcionais.
Pela convenção do PSC, ficou definido os nomes do líder Edmilson Sindô e da professora Maria José de Ariston para concorrer a prefeitura moitense. Ainda foi definido os nomes dos candidatos a vereadores dos partidos que formam a coligação "Unidos Para Mudar" (PSC, DEM, PR e PP). Em seu discurso, Edmilson agradeceu a força de Deus e a família, a todo o agrupamento pela parceria e paciência nas reuniões que antecederam o dia de ontem, fez menção ao senador Eduardo Amorim e a todo o grupo do PSC&Cia, que não se fizeram presentes por estarem participando das convenções em Aracaju e Itabaiana. Agradeceu aos atuais vereadores, pela consolidação do projeto de oposição na Câmara Municipal, cumprimentou os novos candidatos e apelou aos presentes para que, acreditem nos ideais da coligação, e que, elejam, não só o prefeito e a vice-prefeita, mas também os vereadores que darão sustentação na administração do próximo quadriênio. Participaram da grande festa o ex-deputado Antônio Passos (DEM), a ex-prefeita de Ribeirópolis Regina Passos (PTB) e o vereadores Fabinho do Abrigo (PMDB - Itabaiana), Pedro de Mainho (DEM - Ribeirópolis) e Noquinha (DEM- Ribeirópolis).



Na convenção do PMDB, foi homologado o nome do ex-prefeito Marcos Costa para cabeça de chapa, tendo como candidato a vice, o ex-vereador Antônio Costa (PSD). A grande dúvida se dava por conta da grande pluralidade de nomes para compor com o ex-gestor. Nomes como o dos vereadores Nelson de Joia (PDT) e Jailton do Capunga (PSD) estavam no pário. João Itabaiana (PDT), atual presidente da Câmara, lutava para ingressar na majoritária, pela indicação do atual vice-prefeito Paulo do Oiteiro (PDT). Comentários dão conta também que o vereador José Ronaldo (PDT), queria ser o vice de Marcos, por indicação da mãe da prefeita, Dôra Costa. Será?


A convenção do PMN definiu o nome do cabeleireiro Gilelson para prefeito e do jovem Gilmar para vice.

Por: Geovane Alves
Fotos: Geovane Alves / Aparecido Santana

Ribeirópolis: Oposição tem Antônio Passos e Noquinha e situação tem João de Nega e Miguel da Loja!


Realizaram-se na manhã de ontem, as convenções do município de Ribeirópolis.
A convenção do DEM, homologou os nomes do ex-deputado Antônio Passos e do vereador Noquinha para disputar o comando do executivo municipal da cidade. Com a AABB lotada e, na presença da senadora Maria do Carmo (DEM) e dos deputados federais Mendonça Prado (DEM) e Laércio Oliveira (PR), Antônio falou como chegou a essa decisão, retratou os nomes de Regina Passos (PTB) e Georgeo Passos (PR), que estavam acerca do grupo para ser os candidatos; destacou algumas realizações do ex-prefeito Chico Passos e também da sua gestão, quando foi prefeito, agradeceu aos presentes e abraçou a todos os candidatos a vereadores, frisando a importância de eleger maioria na Casa Legislativa.
A convenção do PSB, com o grupo da atual prefeita Uita Barreto definiu o nome de João de Nega e do atual vice-prefeito Miguel da Loja (PDT) para a disputa. Participaram do ato, a deputada Maria Mendonça (PSB) e o presidente do DETRAN Bosco Costa (PDT). Houve impasses até chegar ao nome de Miguel, pois o mesmo não queria ir pra reeleição, pois ainda sonhava com a cabeça de chapa; após várias conversas, ele cedeu.

Por: Geovane Alves
Foto: Geovane Alves.

Itabaiana: Drª Lourdes Machado é confirmada como vice de Valmir de Francisquinho!


A convenção do PR de Itabaiana confirmou na tarde de ontem o nome do vereador Valmir de Francisquinho como candidato do grupo de oposição liderado pela Família Teles de Mendonça para concorrer à prefeitura serrana. Um grande suspense se gerava em torno da candidatura de vice, onde se apresentavam a atual vice-prefeita Lourdes Machado (PSDB) e a ex-vereadora Edilene Barros (PSL). Com o aval do secretário geral de seu partido (Machado), drª Lourdinha foi confirmada e vai a reeleição, agora na chapa encabeçada por Valmir. Mesmo, com a não escolha de Edilene, o ex-deputado Zé Milton (PSL) desistiu de sua pré-candidatura e participou da convenção declarando apoio ao "pato". Participaram da solenidade o senador Eduardo Amorim (PSC), seu irmão Edvan Amorim (PTB), os deputados Laércio Oliveira (PR), Venâncio Fonseca (PP), Pastor Antônio (PSC) e André Moura (PSC), parlamentares locais e outras lideranças, bem como a anfitriã, a deputada Maria Mendonça (PSB).
O grupo de situação, confirmou Luciano Bispo (PMDB) à reeleição, e Olivier Chagas (PT) como vice, em convenção realizada na última quarta-feira, na presença do governador Marcelo Déda.

Por: Geovane Alves
Foto: Ismael Moura

Aracaju: Chapa João / Machado terá apoio do grupo Amorim!


Foi realizada ontem em Aracaju, a convenção do DEM, que homologou os nomes do ex-governador João Alves e do ex-deputado José Carlos Machado (PSDB) para disputar a prefeitura da capital.
Em um evento bastante movimentado, se concretizou a aliança com o grupo liderado pelos irmãos Amorim, que participaram da festa, assegurando total apoio a João. Prestigiaram o ato ainda a senadora Maria do Carmo (DEM), o deputado federal Mendonça Prado (DEM) e todos os parlamentares que fazem oposição na Assembleia Legislativa dos agrupamentos de João Alves e dos irmãos Amorim, bem como vereadores da cidade e outras lideranças.
Disputarão a prefeitura de Aracaju ainda, o deputado federal Valadares Filho (PSB), ao lado da deputada estadual Conceição Vieira (PT), pelo grupo governista; o deputado federal Almeida Lima (PPS), tendo como vice o jornalista Rivando Gois (PPS) e ainda a professora Vera Lúcia (PSTU) e Vinícius Oliveira (PSOL) e Reynaldo Nunes (PV), tendo como companheiro de chapa, o advogado Evaldo Campos.

Por: Geovane Alves
Foto: PSC/Sergipe