twitter
    Saiba tudo que está acontecendo. Siga-me!

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Convite!

O agrupamento político que forma a oposição de Moita Bonita, em contato com o blog, enviou o convite para a convenção municipal dos partidos que deverão formar a coligação, a ser homologada no próximo sábado.


terça-feira, 19 de junho de 2012

Oposição de Moita Bonita define majoritária!

Estão definidas as pré-candidaturas da chapa majoritária do grupo oposicionista de nossa cidade. Em contato comigo na manhã de hoje, um dos líderes do agrupamento me informou que Edmilson Sindô (PSC) e Maria José de Ariston (PSC) irão compor como pré-candidatos a prefeito e vice-prefeita, respectivamente e que a convenção do partido será realizada antes do dia 30, último dia estipulado pela Justiça Eleitoral para a homologação das candidaturas.

Edmilson iniciou sua vida pública muito cedo, ajudou a eleger seu pai (Manoel Sindô) prefeito e vice-prefeito de Moita Bonita; fortaleceu a oposição de Moita Bonita quando lançou seu irmão Fabinho Sindô pra concorrer a prefeitura em 2004, ao lado do advogado, o profº Jorge Ferraz. Não obtendo êxito, continuou a trabalhar por seu povo e, em 2006 apoiou a reeleição do ex-governador João Alves e os demais candidatos: Antônio Passos, Mendonça Prado, Maria do Carmo e Geraldo Alckmin. Em 2008, se lançou como candidato a prefeito, ao lado de seu irmão Fabinho, conseguindo a maior votação de um candidato de oposição da história: 3106 votos; vendo o grupo mais fortalecido, em 2010, trabalhou para reeleger Antônio Passos e lutou pela eleição de André Moura, Machado, Eduardo Amorim, João Alves e deu vitória a José Serra no segundo turno em Moita Bonita. Agora, em 2012, com desejo de mudança, tenta mais uma vez chegar ao comando do executivo municipal.



Maria José é professora experiente, filha do falecido ex-prefeito seu Ariston, tem sua vida voltada para a educação, já atuou na direção da Escola Elias Andrade, em nossa cidade e como professora do Colégio Djenal Tavares. Líder de grupos católicos, Maria José tem um carisma incrível, hoje trabalha também em escolas de Aracaju e sempre que a procuram, ela nunca negou sua mão de ajuda, quando lhe cabia.




Lembrando que, o vereador Gilvan Fonseca (PP), líder forte no grupo, que também era cogitado em ser o pré-candidato, decidiu concorrer a reeleição para a Casa Legislativa. A oposição conta ainda com o PR, o DEM e o PSDB, que deverão formar a coligação, junto com PSC e PP.

Por: Geovane Alves

sábado, 16 de junho de 2012

Luciano confirma nome de Olivier para sua chapa em Itabaiana!



Ontem, 15, uma multidão laranja e vermelha se fez presente na Associação Atlética de Itabaiana, para prestigiar o lançamento da pré-candidatura do prefeito Luciano Bispo (PMDB), na oportunidade que também anunciava o nome de seu pré-candidato a vice-prefeito. Numa festa movimentada, em sua fala, o gestor, enfatiza que a aliança entre PMDB e PT em Itabaiana, não vem de hoje e sim de muito tempo, desde as eleições de 1994 quando o grupo liderado por ele fez campanha para eleger Jackson Barreto governador do estado. Falou ainda sobre o rompimento com a atual vice-prefeita Drª Lourdes Machado (PSDB) e disse: "não fui eu quem tirei ela de nosso grupo, ela que nos abandonou", completando ainda que drª Lourdinha, na condição de sua aliada, não podia pela noite fazer caminhada ao seu lado e pelo dia distribuir panfletos de outro candidato.; Luciano falou isso devido ao apoio dado pela vice-prefeita ao ex-governador Albano Franco, na disputa pelo senado em 2010, quando o grupo do prefeito pediu votos para Machado (à época DEM) e Amorim (PSC). O prefeito disse que esperou que ela viesse até ele entregar o cargo da secretaria de saúde, como isso não ocorreu, ele foi obrigado a retirá-la da pasta, pois se não ele não seria mais respeitado como líder, iria ser "chacoalhado".
Ele agradeceu aos vereadores e a família e disse que o acordo com o governador Marcelo Déda foi em busca da continuidade do desenvolvimento pra Itabaiana e que foi decidido em união com o agrupamento.
Participaram do evento o vice-governador do estado Jackson Barreto (PMDB), o deputado federal Rogério Carvalho (PT), os deputados estaduais Arnaldo Bispo (DEM) e Francisco Gualberto (PT), o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, o secretário de estado da saúde, Silvio Santos, o prefeito de Areia Branca Agripino Santos (PSC), o secretário geral do PPS Sergipe Marcos Aurélio, o presidente do PT de Itabaiana Gilmar Passos, vereadores do bloco, secretários municipais, pré-candidatos de Nossa Senhora Aparecida, São Domingos e Campo do Brito e outras lideranças do PMDB e PT.

sábado, 9 de junho de 2012

Prefeitura divulga programação dos festejos juninos!



A prefeitura de Moita Bonita, através da Secretaria Municipal de Comunicação e Cultura, divulgou esta semana a programação oficial dos festejos juninos de nossa cidade. As tradicionais comemorações nos povoados permanecem e a abertura oficial, acontecerá dia 15 de Junho, na Praça Ernesto Geisel, com atrações ainda a serem confirmadas. Confira:

10/06
Povoado Moita de Cima
14h – Evaristo do Acordeom
16h - Painel Eletrônico

12/06
Povoado Figueiras
14h – Xote Bom

13/06
Povoado Lagoa Seca
14h - Xote Bom

14/06
Povoado Oiteiros
14h - Evaristo do Acordeom
16h - Painel Eletrônico

15/06
Sede (Praça Ernesto Geisel)
Programação a definir

16/06
Sede (Escola Terezinha Santana)
14h - Evaristo do Acordeom
16h - Antônio, o Clone

17/06
Povoado Campo Grande
14h - Evaristo do Acordeom
16h – Carlos Greg

18/06
Povoado Serrinha
14h - Evaristo do Acordeom
16h - Xote Bom

19/06
Povoado Tacapé
17h – Cheiro Nordestino

21/06
Povoado Cova da Onça
14h - Evaristo do Acordeom
16h - Painel Eletrônico

22/06
Povoado Candeias
14h - Evaristo do Acordeom
16h – Antônio, o Clone

23/06
Povoado Capunga
14h - Evaristo do Acordeom
16h – Painel Eletrônico

Com informações da Sec. Comunicação e Cultura,
Geovane Alves.

As greves!



Já tendo conhecimento que a greve dos professores da rede estadual de ensino de Sergipe, depois de 50 dias de movimento foi considerada ilegal, a greve dos professores da rede municipal de ensino de Moita Bonita também foi considerada ilegal, após 16 dias paralisados; a prefeita Grazielle Costa conseguiu a liminar junto ao desembargador Luiz Antônio Araújo Mendonça. O SINTESE ainda não foi notificado sobre ambas ilegalidades. Em contato com o magistério local, fui informado que, a categoria continua o movimento, até que documentação chegue aos profissionais.

Confira a Liminar, na íntegra:

Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe

Ação Declaratória n. 0012/2012.

R. hoje.
Vistos, etc. ...

Cuida-se de ação declaratória intentada pelo Município de Moita Bonita com pedido de antecipação de tutela que tem por objetivo suspender o movimento paradista que o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da rede Oficial de Ensino do Estado de Sergipe – SINTESE deflagrou a partir do dia 22 de maio do fluente ano.
Aduz o acionante que vem tentando negociar com a categoria do magistério local, no entanto foi surpreendido com a paralisação. Segundo aduz, tais negociações ainda não foram encerradas, se apresentando açodada a atitude do Sindicato acionado, ferindo assim o art. 3o, da Lei n. 7.783/89.
Após declinar argumentações a respeito do tema, formula o seguinte pleito:
“... que seja concedida a antecipação dos efeitos da tutela ... para determinar a imediata suspensão do movimento grevista ora combatido, com o pronto retorno dos professores ao trabalho, isto por se tratar de paralisação ilegal, considerando que realizado em desacordo com o determinado na Lei de Greve, principalmente o que determina seu art. 11, em razão da interrupção total das atividades de magistério público municipal, não tendo o requerido se preocupado em preservar um percentual mínimo de professores para dar continuidade ao serviço público de caráter eminentemente essencial (art. 205 e seguintes. art. 227. CF), somando-se a este argumento principal ainda o fato de que a greve ora combatida acabou por conspurcar também o teor do art. 3°, do art. 4° e o do § 1° do art. 4°, todos da Lei n. 7.783/89, conforme a argumentação jurídica anteriormente defendida”
Acosta a documentação de fls. 16/44.
Despiciendo, a meu ver, qualquer digressão a respeito da possibilidade de concessão de tutela antecipada, e sobre os requisitos constantes do art. 273 do C.P.C, pois de todos conhecidos.
Igualmente não impende de alongamento a assertiva sobre a aplicabilidade aos servidores públicos da normatização da Lei n. 7.783/99, que regula o direito de greve dos empregados em geral.
Também não carece de maiores delongas a afirmativa de que os serviços prestados pela categoria representada pelo acionado são essenciais.
Atento à documentação adunada aliado aos argumentos lançados pelo demandante, vejo presentes os pressupostos para a concessão almejada, notadamente porque a interrupção total das atividades é deveras prejudicial à sociedade local e evidentemente legal.
Assiste razão ao autor. Realmente o requisito estabelecido no art. 3o da Lei de Greve no sentido de que a paralisação só estaria legitimada depois de frustradas as negociações também não foi observado. Igualmente não observados os requisitos da assembléia geral que definiram os termos da paralisação.
O anúncio de paralisação total dos professores já concretizada, sem nenhuma dúvida causa prejuízos aos estudantes daquele Município. A educação é direito da criança e do brasileiro em geral, garantido pela Carta Cidadão/1988.
Alio a estes fundamentos, as várias decisões já proferidas nesta Corte atinentes à mesma matéria e ao mesmo sindicato em Municípios diferentes.
Diante do exposto, defiro a tutela antecipada pleiteada, e determino que seja suspensa a propalada greve com o retorno dos substituídos às suas atividades, sob pena de aplicação de multa diária em desfavor da entidade de classe, ora requerida, que fixo no valor de R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais).

Intimem-se as partes.
Cite-se o demandado.

Desembargador Luiz Antônio Araújo Mendonça
RELATOR


Por: Geovane Alves
Foto: Assessoria deputada Ana Lúcia