Com a reeleição da deputada estadual Angélica Guimarães (PSC) para a presidência da Assembleia Legislativa iniciou-se o início do que pode ser a ruptura política entre o governador do estado Marcelo Déda (PT) e os irmãos Amorim. O líder do governo na Assembleia Francisco Gualberto quando soube que a votação seria naquele momento, pediu que os deputados aliados a Déda deixassem a sessão da última segunda-feira e não votassem na chapa que ali concorria a mesa, que conta inclusive com uma deputada de oposição, Goretti Reis (DEM); acompanharam Gualberto, os parlamentares do PT, PMDB e PSD. Com 14 deputados a chapa foi eleita para o próximo biênio.
Ao tomar conhecimento disso, o governador exonerou dos cargos de secretários de estado, Zeca da Silva (PSC) e João das Graças (PTdoB), ambos ligados ao agrupamento dos irmãos Amorim.
A deputada Maria Mendonça (PSB) permaneceu na sessão e votou para reeleger Angélica, fato este que levou a exoneração de sua irmã Carminha Mendonça (PSC) do DETRAN, órgão presidido por Bosco Costa. Ontem, Maria, emocionada, discursou na Assembleia, confirmando seu apoio ao senador Eduardo Amorim (PSC) e entregou todos os cargos ligados a ela ao governo, dizendo não entender o posicionamento do governador.
Será se o senador Valadares e o deputado federal Valadares Filho também romperiam com os atuais governistas?
Agora, em Itabaiana, o quadro muda. Com a aproximação do vereador Olivier Chagas (PT) ao grupo do atual prefeito Luciano Bispo (PMDB) e esse possível rompimento entre Maria e Déda, o governador poderá estar no palanque de Luciano nas próximas eleições já que Jackson Barreto, seu vice-governador, é também do PMDB, partido do prefeito.
Como ficará Bosco Costa (PDT), atual presidente do DETRAN? Seguirá sua fiel aliada política Maria Mendonça e abandonará o barco do governador Marcelo Déda ou continuará no órgão e "compra" briga com Maria?
Só pra lembrar que aqui em Moita Bonita, o agrupamento dos irmãos Amorim provavelmente estarão no palanque da oposição, que tem como líder Edmilson Sindô (PSC).
E ontem a noite o senador Eduardo Amorim reuniu os deputados da bancada, que contou a presença de Maria Mendonça e Goretti Reis, que chegaram a emocionar a todos que ali estavam. Goretti expressou seu desejo de participar e permanecer no grupo, mesmo contrariando até membros de sua própria família. Em um discurso emocionado Amorim agradeceu sua decisão e disse a ela que juntos chegarão aonde todos sonham. E acrescentou que os que estiveram na reunião "saíram mais unidos do que entraram".
Texto: Geovane Alves.
Foto: Arquivo pessoal.
Infelizmente a politica brasileira se transformou nisso ai. Um antro de joguetes no qual apenas os interesses particulares dos politicos são ponderados. Dêda fuzilou todos aqueles que ajudaram em sua reeleição sem dó nem piedade, sobrou para todo mundo e a repercussão do fato foi geral. "Seus" cargos foram reclamados e serão distribuídos para seus "novos" aliados - vide Luciano Bispo. O mundo dá muitas voltas, não é? E ainda tem um bando de idiotas que mata e morre por esses pulhas!
ResponderExcluirÉ bom que aprendam a lição, pois o aliado de hoje pode ser o adversário de amanhã e vice-versa, e como a sapiência popular sugere, "não cuspa para cima pois cairá em sua testa..."