twitter
    Saiba tudo que está acontecendo. Siga-me!

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Secretária explica questão do FUNDEB!



Na tarde de hoje recebi uma ligação da Secretária de Educação de nosso município, Regivalda Vasconcelos, convocando-me à uma reunião no início da noite no prédio da secretaria, anexado ao Centro de Desenvilvimento de Ensino Básico.
A secretária me informou o porque do retroativo dos profissionais do magistério não seriam pagos agora em Julho. Ela afirma e demonstra que a arrecadação do FUNDEB nesse mês caiu em todos os municípios brasileiros e que a prefeitura recebeu sim os mais de 300.000,00, só que no início do mês fez alguns pagamentos com outros elementos da educação, o que prevê a lei do Fundo; que pelo menos 60% anualmente tem que ser gastos com o salário dos professores e o restante com outros pagamentos dentro da educação, a exemplo de sistema de transporte, qualificação de profissionais, manutenção de equipamentos, mantimento das estruturas das secretarias de educação, dentre outros.. (ela colocou cartilhas a minha disposição que comprovam isso) e que Moita Bonita tem seu planejamento de uso de mais de 70% anual desses recursos para o pagamento dos profissionais.



A mesma ainda questionou: "Um município que arrecada pouco e que não tem outros meios para arcar com as responsabilidades da educação; é melhor deixar os estudantes sem transporte ou adiar um simples retroativo para os próximos meses?"
Regivalda confirma que o compromisso acordado com o SINTESE será cumprido quando a arrecadação for suficiente para suprir todas as necessidades e que a prefeita e ela estão se esforçando para conciliar todos esses problemas.



A mesma se dispôs a esclarecer qualquer dúvida que venha a surgir por parte de qualquer cidadão moita-bonitense.
Agradeço a atenção da secretária em esclarecer a polêmica com o sindicato e espero que outras questões que forem colocadas pelos profissionais tenham respostas tão claras como essas.

Por: Geovane Alves

7 comentários:

  1. Pobre" secretária, a falta de pagamento do retroativo aos professores municipais, apesar de prometido tem somente uma resposta - FALTA DE PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO. A cidade de Moita Bonita passa em diversos setores por um "abandono" administrativo, seja na infraestrutura (praças abandonadas, falta de iluminação), na saúde (falta de medicação, deficiência no atendimento ao público), na promoção pessoal (ausência de um programa ou projeto visando a geração de emprego), e agora na educação.
    E por favor, não venham com discursos falaciosos no sentido de dizer que é "melhor deixar os estudantes sem transporte ou adiar um simples retroativo para os próximos meses?" Será se o "simples retroativo" fosse dos secretários municipais, vereadores ou dos membros da corte de Brocodó também haveria adiamento por conta das "criançinhas"? Reflitam.

    Parabéns ao nobre Jornalista Geovane pelo excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  2. A administração de Moita Bonita, como um todo, é uma grande piada. Temos uma prefeita ausente e impopular. Secretários fracassados, mal preparados e até mesmo desconhecidos por grande parte do povo. Vereadores semianalfabetos e imcompetentes que não tem atitude para fazer absolutamente nada. Deste modo, é com grande pesar que lhe digo, meu caro Geovane, que essa desculpa esfarrapada que a secretária de educação usou, por mais verdadeira que ela seja, é só a ponta de um iceberg de mentiras e fraudes. Não sei se é do seu conhecimento, mas em algumas escolas do interior, existem salas nas quais um único professor lecciona para duas ou até três turmas diferentes, o que ao meu ver é um verdadeiro absurdo! Dúvido muito que o filho da secrétaria Regivalda passe sequer em frente a uma delas, pelo contrário, aposto que ele estudará em uma boa escola particular de Itabaiana, afinal de contas a burguesia pode, né? Já nós, simples mortais...

    ResponderExcluir
  3. Obrigado caros amigos pelos comentários! A avaliação de vocês é de grande valia para o desenvolvimento do blog; abraços!

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o JUSTICEIRO quando afirma que “Temos uma prefeita ausente e impopular. Secretários fracassados, mal preparados e até mesmo desconhecidos por grande parte do povo. Vereadores semianalfabetos e imcompetentes que não tem atitude para fazer absolutamente nada.’. precisamos incorporar no cenário da política local nomes de pessoas competentes e preparadas para administrar o nosso município. Não sei sua idade, mas o próprio GEOVANE ALVES, MARIA JOSÉ DE ARISTON, LIDIANE DE DORINHA, VANDER COSTA, WAGNER COSTA, JORGE FERRAZ, CATARINA DE CANDEIAS, PROFESSORA ADNEIDE, PROFESSOR EDUARDO e outros tantos que poderiam se unir e formar uma nova agremiação POLÍTICA, criando assim uma terceira via. PENSEM NISSO!

    ResponderExcluir
  5. Essa realmente seria uma boa opção, pois do jeito que as coisas vão, não dá...

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pela citação! Fico feliz em saber que, em sua avaliação, posso contribuir para o desenvolvimento de meu querido município!

    ResponderExcluir